Av. Três Barras, 846, Jardim Vilas Boas - Campo Grande - Mato Grosso do Sul – Brasil - Tel. +55 (67) 3041-1777

Arte

Engepar apoia lançamento de disco de cantora sul-mato-grossense


15/10/2019 09h00

 

Já disponível em todas as plataformas digitais desde 30 de setembro, o disco UNA, da cantora e compositora Erika Espíndola tem seu lançamento agendado para segunda-feira, 21 de outubro, em show no Blues Bar.

Com 8 faixas, todas em inglês, e compostas por Erika e seu produtora, Julio Queiroz, a obra surpreende pela qualidade e tem um forte apelo ao blues, rock, folk e soul. Para a artista, o trabalho surgiu de uma necessidade pessoal. "Eu acredito que a melhor forma de você vencer uma insegurança é se expondo a ela, se jogando e fazendo aquilo que mais te assusta," diz Erika, de 32 anos, quase todos dedicados à música. Apesar da voz forte e da atitude "Rock and Roll", Erika não hesita em expor que nunca se sentiu confiante o suficiente para escrever músicas suas. "Mesmo eu sendo formada em jornalismo e tendo a escrita como algo muito natural desde criança, transformar escritos em música sempre foi um bicho de sete cabeças pra mim. Então eu aproveitei essa insegurança que me incomoda muito e juntei com uma fase extremamente conturbada e criativa para exercitar a composição com o Júlio. Parece que deu certo", ela comemora.

As faixas, escritas em inglês, refletem a irreverência e a dualidade da artista que Erika se tornou com o passar dos anos. Quando interrogada a respeito do motivo de ter escrito as faixas em inglês, ressalta que ali se sente mais a vontade para falar de coisas mais pessoais. "Sei que hoje com a internet muito fácil traduzir tudo. Mas compor em inglês é uma zona de conforto que ainda prefiro manter. Uma coisa de cada vez, né? Quem sabe o próximo álbum não vem com letras em português também..."

Erika conta que a real inspiração para o disco começou em 2018, ano de muitas mortes em sua vida. O infarto sofrido pelo pai, o fracasso de um projeto pessoal grandioso e com seu produtor musical na iminência de mudar do País foram combustíveis para a criação de um álbum que fala de revolta, dúvida, medo, espiritualidade, renascimento, fé (e falta dela). A canção "Guy With A Halo" está presente no álbum e foi uma das ‘culpadas’ pela sua existência. "Quando finalizamos a música acabei enviando esse material para alguns blogs especializados do mundo todo. Para minha felicidade, o BuzzMusic, de Los Angeles, gostou do som e publicou um artigo recheado de elogios. Aquilo sem dúvida foi o empurrão necessário para que eu expandisse a criatividade e tomasse coragem para ‘parir’ um disco solo’, ela explica.

Apesar da ansiedade e do nervosismo, Erika Espíndola afirma que tudo que ela almejava com esse álbum foi conquistado: superação de vários medos e monstros internos, além de ter muito orgulho do trabalho feito. "Enquanto eu ia pensando no disco eu só me focava em fazer algo que eu quisesse ficar ouvindo o dia todo, sabe? Algo que conversasse comigo de forma semelhante a como Norah Jones conversa comigo, Alabama Shakes, Amy Winehouse, The Black Keys... Era minha única exigência comigo mesma. Acho que aconteceu e estou muito feliz com o resultado," finalizou.

O UNA contou com o apoio da empresa ENGEPAR – Engenharia e Participações. Carlos Clementino, sócio-proprietário da empresa diz que "é necessário apoiar os artistas locais. Assim, temos condições de conhecer o trabalho monumental de uma artista como a Erika Espíndola que precisa, sim, ser conhecido e apreciado. Desejo muita sorte e sucesso a ela, porque talento tem de sobra", finalizou o empresário.

Por Rogério Zanetti, Assessoria Engepar

SERVIÇO:

Show de Lançamento:
21 de outubro de 2019, 20h
Local: Blues Bar - Rua XV de Novembro, Campo Grande MS

Onde ouvir o disco:
Spotify: https://open.spotify.com/album/3mpg1Yaey4gifirjOM4O37?si=TjO5f-VDRuO99Q25U4FwFg

YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLzunx3UgFL1vNHcw42iBnG8MDlIFBezjy

FICHA TÉCNICA UNA

Músicos:
Erika Espíndola: vozes
Júlio Queiroz: guitarra | baixo | bateria | teclado | vozes
Zé Fiuza: bateria
Yuirê Campos: contrabaixo
Produção musical: Júlio Queiroz

Arte gráfica:
Maíra Espíndola: design e diagramação
Tetê Iriê: direção artística

Apoio:
ENGEPAR - Engenharia e Participações

Envie seu Comentário